Milhões de  pessoas em todo o mundo vão  assumir um conjunto de desejos para o ano novo. E em maioria os desejos não vão passar disso mesmo e as mudanças ficarão por concretizar.
E você? O que é que está  fazendo para que as suas resoluções de ano novo se materializem?
 A virada do ano é um marco em que podemos  criar novos hábitos e a maioria das pessoas acabam tirando partido desta data para assumir a vontade de implementar mudanças em três grandes áreas da vida:
SAÚDE: Perder peso, deixar de fumar ou ir mais vezes à academia são algumas das resoluções mais frequentes.
TRABALHO/DINHEIRO:
Ainda que o mercado não esteja o ideal,  é muito bom a  ambição de mudar para um emprego melhor, passar a ser mais organizado ou simplesmente fazer uma reserva financeira.
AMOR/ FAMÍLIA: Quem é que não quer passar mais tempo a dois, viajar mais ou programar melhor os fins-de-semana?
O problema surge muitas vezes  aqui, na identificação das mudanças a implementar. Que sentido fará que alguém se comprometa com mudanças que não deseja verdadeiramente? Nenhum, certo?
Então o primeiro passo é definir objetivos específicos em vez de grandes mudanças.
Quer perder peso? OK. Então,  comprometa-se com ações concretas, reconhecendo aquilo que está (mesmo) disposto a mudar. Por exemplo: reduzir a comida no prato, seguir a dieta “X”, ir à academia  2 vezes por semana…
Não basta ter vontade de mudar. É preciso assumir compromissos, é preciso verbalizar a sua vontade. Por exemplo, no caso de querer perder peso, comprometa-se com uma amiga e defina um dia por mês para balanços ou medições. Peça ajuda para não burlar as regras e companhia (e incentivo) na hora de ir  às compras  de supermercado.
Se acha que esse apoio não é suficiente, considere a hipótese de contar com a ajuda profissional. Neste caso, por que não marca uma consulta com um nutricionista?
Muitas resoluções de ano novo não têm em consideração os reais obstáculos. O medo é o principal obstáculo que qualquer pessoa pode enfrentar. E o medo leva a que a pessoa deixe sistematicamente para amanhã aquilo que pode fazer hoje.
Identifique as situações mais complicadas, aquelas que você sabe que vão por à prova a sua motivação e peça a ajuda de quem estiver à sua volta para que não desista. Aceite que haja falhas. Existirão dias em que a última coisa que lhe vai apetecer é manter-se fiel ao seu plano. Conte com esses momentos mas não permita que eles o façam desistir.
Por último não espere pelo final do outro ano para fazer uma avaliação dos seus planos. Mais do que isso: celebre cada pequena vitória. Mime-se. Se você estiver a dar o seu melhor no sentido de concretizar novos hábitos, é fundamental que defina um rigoroso (e realista) esquema de recompensas.
Cynthia Wood Passianotto
tel.985462800