Para fidelizar um cliente é fundamental entender quais expectativas que ele tem em relação ao seu produto/serviço. Por isso, que tal começar a pensar em:

1. Mostrar como o seu produto/serviço pode ajudar o cliente

Mostre os principais benefícios que o seu produto/serviço  oferece e como seu cliente será beneficiado a curto, médio e a longo prazo.

2. Atender o cliente como ele gostaria de ser atendido

Um atendimento diferenciado começa quando a equipe de vendas entende que é fundamental atender o cliente como ele gostaria de ser atendido. Ela não pode ficar insistindo na venda de um determinado produto/serviço que julga ser melhor ou mais adequado para o cliente. Ela entende a real necessidade do cliente e a partir daí começa a buscar as soluções necessárias para ele. Por isso a palavra chave aqui é “sensibilidade”, o vendedor precisa ouvir e se colocar no lugar de quem está comprado.

3. Direcione o foco para o cliente certo

Antes de sair atirando para todos os lados, identifique com clareza o seu público-alvo. Quem são? O que buscam? O que esperam/gostariam de um produto/serviço como o seu? Assim sua empresa consegue direcionar as ações estratégicas para as pessoas certas e assim garantir um atendimento de qualidade.

4. Seus clientes fiéis precisam ser tratados como VIP

Você sabia que 65% do faturamento de uma empresa pode estar relacionado com os seus clientes fiéis? Por isso, invista em ações de relacionamento com o cupons de descontos ou então crie um clube fidelidade. Além disso, para esses clientes, antecipe lançamentos, promoções, envie algum mimo especial no dia do seu aniversário. E sempre tenha em mente “o que a minha empresa tem feito de diferente para se aproximar dos clientes?”

5. Monitore métricas e metas

Comece definindo suas metas e seus objetivos. É essencial fazer essa definição para alinhar as etapas que cada meta deverá ser comprida. Já as métricas são fundamentais para que você possa avaliar o grau de satisfação e fidelização de clientes. Você pode fazer isso de diversas maneiras como por exemplo criar um índice de clientes recorrentes.

Gostou? Me conte que assunto mais você tem dúvida!

Marina R. Baumel
Empreendedora, Fundadora da CIA. Empreendedora e Consultora na PB Consultoria Digital
Instagram: @ciaempreendedora @pb_consultoriadigital