Certamente você já deve ter se perguntando como atrair a atenção do seu público-alvo sem ter que recorrer à publicidade tradicional, que por vezes, é uma alternativa cara e não acessível às micro e pequenas empresas.

Evangelizar o mercado, agregar valor junto aos clientes e atrair atenção do seu público-alvo é um desafio que deve ser encarado através da criação de conteúdo relevante com principal objetivo de fornecer informações relevantes ao público a fim de tornar-se especialista no setor.

Em 2009, popularizou-se nos Estados Unidos o conceito de Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, uma forma de promover uma marca/empresa através de blogs, vídeos, e-books, newsletters com estratégias de conteúdo.

Dicas:

Para auxiliá-la no desafio de criar conteúdo relevante e agregar valor, veja 5 dicas de como produzir conteúdo para o blog corporativo:

 Público

Em primeiro lugar é preciso definir estrategicamente com quem o blog da sua marca quer dialogar. Por mais que seu produto/serviço seja de comum interesse é importante estudar qual fatia do mercado se deseja atingir. Escrever para um público muito amplo pode tornar seu conteúdo comum e, consequentemente, irrelevante.

 Periodicidade

Defina uma periodicidade de postagens, pois este é um fator muito importante para que o blog da sua marca ganhe notoriedade e seja posicionada como especialista no seu segmento. O ideal é que você produza, ao menos, três conteúdos semanais, mas não torne esse fator um empecilho para aderir à estratégia de marketing de conteúdo. Comece com um conteúdo por semana.

 Autoridade

O blog corporativo é o espaço perfeito para a marca externar a expertise que tem no segmento de atuação. Use o espaço para compartilhar com seu público-alvo todo o conhecimento que possui, informações de mercado, projeções e dicas relevantes.

 Linguagem

A linguagem do conteúdo deve ser totalmente alinhada com o público-alvo, ou seja, se você dialoga diretamente com CEOs, presidentes, sócios-fundadores a linguagem formal é indispensável. Mas se o core business do seu negócio é algo mais descontraído, a linguagem também pode ser, mas tome cuidado com gírias, abreviações e erros de português!

 Canal de comunicação

O blog corporativo deve ser um canal de comunicação direto com o seu público-alvo. Portanto, fique atento às questões que rondam o seu universo de atuação e esteja sempre atualizado. Use o espaço do blog para produzir textos que tirem dúvidas frequentes dos seus clientes, que desmistifique seu produto/serviço e crie uma relação mais próxima por meio do marketing de conteúdo.

 

Colocar um blog corporativo no ar pode parecer extremamente desafiador, mas lembre-se que a expertise do negócio é o trunfo para a produção de materiais relevantes e isso você já tem, basta colocar no papel!

*Thamiris Rezende é jornalista, especialista em social media e diretora de
comunicação na HUG Comunicação Corporativa.
Saiba mais em: www.hugcomunicacao.com.br