Você já parou para perceber se, na sua vida agitada de empreendedora, está colocando foco no que realmente vai te aproximar dos seus objetivos, ou se você está atolada em atividades diárias que te afastam deles?

Foco significa atenção. E a palavra atenção vem do latim – attendere – que significa entrar em contato, nos conectar ao mundo, moldando e definindo nossas experiências, nossos pensamentos e sentimentos.

Quando prestamos atenção em alguma coisa temos uma chance muito maior não só de aprender coisas novas como realizar uma tarefa com mais rapidez e qualidade.

Só que no mundo digital existem muitas informações e solicitações que desviam a nossa atenção. E as mulheres geralmente tem uma tendência para querer cuidar de tudo e de todos, muitas vezes se cobrando excessivamente, tentando querer fazer várias coisas ao mesmo tempo, executando vários projetos e atividades simultaneamente.

Você já ouviu falar do termo “multitarefa”? Esse conceito vem da informática. Explicando de uma forma muito simples, todo computador tem um processador que executa tarefas operacionais. Mas como ele é muito acelerado, essas tarefas são processadas tão rápido que parecem ser simultâneas. Da mesma forma acontece com o nosso cérebro. Quando achamos que estamos executando várias atividades ao mesmo tempo, na verdade estamos mudando a nossa atenção continuamente de uma atividade para outra. Só que é difícil perceber isso.

Confira o que alguns autores dizem sobre o assunto:

  • Um profissional típico leva, em média, 25 minutos para retornar à tarefa original depois de uma interrupção (Gloria Mark, professora da Universidade da Califórnia)
  • A perda de tempo média ao multitarefar é de aproximadamente 20%. Ou seja, se você passa um dia de 10 horas realizando inúmeras tarefas ao mesmo tempo, você poderia economizar algo em torno de 2 horas diárias. (Christian Barbosa, pesquisa TriadPS com alunos do treinamento de produtividade)
  • Quem tem melhor foco é relativamente imune a turbulências emocionais, tem mais capacidade de se manter calmo durante crises. Daniel Goleman, autor dos livros Foco e Inteligência Emocional

E como você pode ter mais foco?

Priorizando atividades

Colocar o foco nas atividades que são prioritárias é um passo fundamental para ganhar mais segurança e agilidade, aumentando significativamente as suas chances de ter melhores resultados e conquistar realização pessoal e profissional.

Pense no poder de atenção do seu cérebro como um holofote que vai iluminar aquilo que te interessa no momento. Depende de você escolher se quer concentrar o holofote em um determinado assunto ou não.

Quando você coloca a sua vida no “piloto automático” o cérebro diminui o foco do holofote e deixa ele se deslocar para qualquer outro lugar, procurando uma forma automática para se desligar e descansar.

“Nossa atenção é orientada por nossas intenções.”

É sua tarefa perceber que está “perdendo” o foco no tema em que quer manter a concentração, e ficar no controle, comandando o seu cérebro para manter o foco. É uma questão de treino e persistência.

A atenção funciona como um músculo. Um treinamento inteligente pode desenvolver e refinar o músculo da nossa atenção e até mesmo reabilitar cérebros carentes de foco.

Gary Keller e Jay Papasan, autores do livro “A ÚNICA Coisa – o foco pode trazer resultados impressionantes para sua vida”, tem uma abordagem muito interessante ao desafiar uma série de crenças estabelecidas, que denominam “mentiras sobre o sucesso”, como: “O sucesso é complicado”;
“Tenho muita coisa pra fazer”;
“Farei mais coisas se fizer tudo ao mesmo tempo”; “Preciso ter mais equilíbrio de vida”;
“Talvez eu não devesse sonhar tão alto”.

Eles afirmam que essas mentiras nos enganam e tiram nosso foco, fazendo-nos desviar do nosso caminho e ficarmos com a sensação de que fazemos muito e obtemos pouco.

Utilizando o conceito do “efeito dominó”, comparam nossas ações a dominós em queda. Se temos a clareza do nosso objetivo principal, “a ÚNICA Coisa”, e alinhamos nossas ações, com um simples toque podemos iniciar uma reação em cadeia de poder surpreendente.

Os autores fazem um desafio muito interessante para que você encontre o caminho simples para a produtividade, por meio da pergunta foco: “Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer de modo que, ao fazê-la, o restante se torne mais fácil ou desnecessário?”

Quando você consegue identificar quais são as atividades prioritárias no seu dia a dia consegue organizar a sua agenda de uma forma muito mais prática e produtiva.

 

A chave está no tempo. O sucesso é construído sequencialmente. Uma única coisa por vez.

 

Treinando o músculo da atenção

Quer uma dica prática e divertida para desenvolver o músculo da atenção?

Existem alguns aplicativos de jogos de treinamento cerebral que desenvolvem habilidades mentais, como memória e atenção, ajudando as pessoas em atividades do cotidiano e melhorando o aprendizado.

Isso mesmo, você pode melhorar o seu foco com joguinhos muito agradáveis e ainda melhorar o seu inglês. Mas você terá melhores resultados se, ao jogar, tentar perceber quando a sua atenção está sendo desviada por algum motivo, como por exemplo: seus filhos chamando “mãe, manhê, mamãe”, um alerta de mensagem no celular ou simplesmente o seu pensamento se desviando para lembrar de alguma coisa importante que você precisa resolver.

Recomendo a utilização de dois aplicativos, que eu mesma utilizei no meu mestrado para desenvolver a minha habilidade de atenção e aprendizagem. Conheça um pouco mais sobre eles no meu blog:

– App Lumosity (link)

https://www.adelaidegiacomazzi.com.br/2016/09/13/app-lumosity-desenvolvendo-foco-e-concentracao-para-otimizar-o-seu-tempo/

 

– App Elevate (link)

https://www.adelaidegiacomazzi.com.br/2016/08/19/app-elevate-faca-um-upgrade-no-seu-ingles-com-jogos-de-treinamento-cerebral/

Quer aprender mais sobre foco? Participe dos Workshops de produtividade, que acontecem semanalmente, com dicas práticas, técnicas e ferramentas que vão te ajudar a “fazer mais com menos”. Alguns Workshops são online e outros presenciais. Confira detalhes da programação, datas e horários no site https://www.adelaidegiacomazzi.com.br/workshops/

Adelaide Giacomazzi
Cel: (11) 99881-0330