Olá Empreendedoras, tudo bem?
Marketing Digital é sempre um desafio que nós enfrentamos literalmente todos os dias não é? Mas hoje em dia é uma das ferramentas mais utilizadas pelos pequenos e médios empreendedoras que querem se destacar, levar conteúdo, oferecer produtos e serviços e se aproximar de seus consumidores.
No nosso site há diversos textos sobre o que fazer no Instagram, no Facebook, Como Vender Online e outros, mas neste texto quero comentar algumas coisas DO QUE NÃO FAZER nas mídias sociais.
Sei que algumas dicas podem parecer muito mas muito óbvias, entretanto vemos muitas marcas boas por aí esquecendo de cumprir uma certa etiqueta digital…
Claro que, como tudo na vida, uma certa dose de parcimônia não faz mal a ninguém, mas na dúvida que tal ficar de olho?

 

  1. Falar mal da concorrência

Parece óbvio não é? Mas infelizmente as empresas falam mal, discutem preços, se comparam e ainda colocam tudo isso nas mídias sociais! Para que? Pense como consumidor você quer comprar de alguém que está falando mal de outro? Cada um tem seu público, seu objetivo, sua missão, o mercado tem espaço para todos! Então nunca, NUNCA, fale mal da concorrência. Qualquer tipo de discussão negativa deve ser levada para o privado, SEMPRE!!!

  1. Não ouvir o cliente

A famosa frase: O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO se aplica perfeitamente aqui!

Mesmo que seja duro dar o braço a torcer, mesmo que ele tenha mal interpretado o seu post, mesmo que ele esteja sendo sem educação. Dê razão a ele e tente argumentar (privadamente, para isso existe inbox) racionalmente. O cliente sempre sairá com um gostinho de ter vencido e irá falar bem de você para todo mundo!

  1. Deixar de publicar por dias seguidos

Já falamos várias vezes e ensinamos nos cursos que ministramos para as empreendedoras por aí: TENHA UM CRONOGRAMA DE PUBLICAÇÃO!

Mas não dou conta de fazer tudo sozinha? Tenho muita coisa para fazer, não dá tempo! Sim, nós sabemos! Mas se organize!

Pense em fazer a quantidade de publicações semanais que você dá conta. Se for uma por semana, beleza, vá em frente! Se forem duas, melhor ainda! Mas veja seus horários de ouro nas mídias e se programe! Não deixe seu público abandonado senão a concorrência conquista ele!

  1. Não acompanhar o que as empresas do ramo estão fazendo

Nós da PB Consultoria Digital temos um produto específico para isso e adoramos trabalhar com essa consultoria!

Fique de olho sim na concorrência! Não é feio, não é antiético não!

Não estamos dizendo para você copiar tudo o que a concorrência está fazendo, de forma alguma. Veja o que tem sido postado, o que tem dado certo e o que tem dado errado e procure maneiras de se descolar, de fazer diferente, de fazer melhor!

  1. Escrever qualquer coisa sem revisão

A Língua Portuguesa não é fácil, nós sabemos! Os corretores dos celulares e mesmo do computador também nos enganam, mas pelo menos revise o seu texto, escrever é uma arte que pode ser feita por todos, basta um pouco de cuidado! E todos prestam atenção, não pense você que passa batido não!

  1. Bombardear o cliente com informações institucionais e se autopromover o tempo todo

Hoje a palavra da vez é MARKETING DE CONTEÚDO! Você precisa (e não falei deve e sim é necessário fazer) produzir conteúdo para o seu público! O seu público precisa entender que você sabe do assunto, ele quer ser bajulado, munido de informações, assim ficará mais tranquilo e a venda irá converter mais facilmente!

  1. Deixar de observar a repercussão de sua marca nas redes sociais

Você monitora seus posts? Responde todos os comentários, agradece os elogios? Uma parte muito importante de seu marketing digital deve ser o monitoramento. Somente assim você saberá o que tem dado certo! Mídias sociais são meios de relacionamento, lembre-se sempre disso!

  1. Misturar a página da empresa com a sua pessoal

Não responda comentários através de sua página pessoal, não publique os seus produtos na sua página pessoal e sim na da empresa e aí compartilhe! Separe as coisas! É importante divulgar sua empresa para os seus amigos, sim lógico! Mas procure manter as conversas separadas e demonstre mais profissionalismo.

Curtiram? Quem tiver sugestões de temas para as nossas colunas é só mandar um e-mail paranara@ciaempreendedora.com.br

Um beijo,

Nara Duarte Pinski
Empreendedora, Fundadora da CIA. Empreendedora e Consultora na PB Consultoria Digital
Instagram: @ciaempreendedora @pb_consultoriadigital

Imagem: Pixabay