Os dicionários da língua portuguesa, em geral e resumidamente, definem o verbo comunicar como transmitir, repassar, divulgar, noticiar, revelar.

Primeiramente, para alguém (emissor) comunicar algo (mensagem) é preciso haver um receptor (destinatário) e um meio (modo de fazer a mensagem ser enviada e recebida). Simples? Nem tanto…

Aqui vamos nos ater especificamente às legendas de imagens publicadas nas redes sociais, que vieram para facilitar a forma de se comunicar online – e de se relacionar, afinal, relacionar-se também é um modo de se comunicar – pessoal e profissionalmente.

Qual o objetivo primordial da publicação de uma imagem no Instagram? Comunicar. E também evidenciar (ou deixar transparecer) uma marca, engajar e até entreter.

A imagem por si só, entretanto, pode não fazer isso sozinha, daí a importância de se dedicar um tempo para redigir (e revisar) uma legenda.

Tempo x Qualidade

Essa regra continua valendo, como destaquei no artigo anterior (O diferencial de um bom texto, publicado em 17/05/2017). Ao dedicar mais tempo para a elaboração de uma legenda, maior será a chance de não cometer erros e fazer com que a mensagem alcance o (seu) objetivo.

Primeiramente, a precisão gramatical é imprescindível.

A legenda também deve ser atraente, simples de ler, de tamanho limitado: curta e objetiva.

Quando estiver hesitante, ponha-se no lugar do seu público-alvo e observe se está usando as palavras adequadas, sem duplo sentido (exceto se isso for proposital), numa frase clara e contextualizada à sua marca, ideia, serviço ou produto.

Hashtag tem o seu valor para maior engajamento, por outro lado, multiplicá-las numa legenda pode distrair o seu receptor (seguidores, público-alvo, clientes, prospects). E, com isso, desviar a atenção do objetivo principal da mensagem. Use-a, sim, mas o estritamente necessário.

Em jornalismo, a abertura (primeiras frases) de uma notícia precisa chamar a atenção o bastante para manter o interesse do leitor. Numa legenda não é muito diferente: em alguns segundos é preciso relacioná-la à imagem publicada, dar o seu recado e, assim, manter a atenção do internauta.

Antes de postar, lembre-se: uma boa legenda pode ser o diferencial da sua imagem!

Tila Pinski
Jornalista
tilabrasil@gmail.com

 

Imagem principal: Pixabay