Viver o momento presente leva a estar no flow e alta performance

A habilidade de focar não pode ser subestimada. Com tantos estímulos visuais e sonoros no nosso ambiente e chuva de pensamentos, aprender a aquietar o barulho é crucial para o sucesso.

Aprender a reduzir o volume do mundo exterior e interior aumenta nossa habilidade de direcionar a nossa atenção para o onde é mais necessária. Uma das maneiras mais efetivas de aumentar o poder do cérebro e ser o empreendedor que você sempre quis é meditar.

Aqui estão 3 maneiras que os empreendedores podem se beneficiar da meditação:

  1. Melhora da Cognição

Um estudo publicado na reconhecida revista científica Consciousness and Cognition descobriu que mesmo um breve treino de 4 semanas em meditação aumenta a cognição. O estudo indicou a melhora de humor, melhor raciocínio verbal e não verbal e maior habilidade de manter e manipular informações na mente.

Empreendedoras precisam ser capazes de pensar rapidamente e processar várias informações ao mesmo tempo. A prática de mindfulness ajuda a aumentar o foco e habilidade de pensar com claridade, o que leva a uma melhor tomada de decisões.

Se em pouco tempo pode-se melhorar a cognição, imagine o que uma prática disciplinada pode fazer por você.

  1. Melhora do sono e níveis de energia

Em um estudo realizado para melhorar a vida de pessoas lutando contra o câncer, os pesquisadores derem um curso de mindfulness de oito semanas. Os resultados indicaram menos distúrbios no sono e uma melhor qualidade do sono. Os estudos também demonstraram redução no stress, menos variações de humor e menor fadiga.

Empreendedores precisam ter um sono de qualidade e sustentar níveis de energia durante o dia. Para manter a persistência para obter os resultados desejados, você precisa ter uma ótima higiene do sono e um ciclo de sono estável, para que o seu corpo e sua mente possam se recuperar e sustentar as longas horas que o seu trabalho requer.

Um ciclo consistente de sono ajuda a regular o seu ciclo circadiano, que aumenta seus níveis de energia durante o dia. Em menos de 8 semanas de prática consistente, você pode experenciar o rejuvenescimento que você precisa para sustentar altos níveis de sucesso.

  1. Melhor sensação de bem estar

Outro estudo investigou o impacto do treinamento integrativo de meditação para corpo e mente e encontrou diversos benefícios. No grupo que praticou por 5 dias, foram encontrados níveis menores de ansiedade, depressão, raiva e um decréscimo importante no cortisol, hormônio do stress.

Empreendedores precisam de estabilidade emocional. A capacidade de gerenciar bem as próprias emoções podem ser decisivas para se tornar mais criativo e habilidoso para tirar o máximo de cada momento.

Desenvolver uma prática de meditação vai te empoderar para se tornar mais consciente de suas emoções para poder usá-las a seu favor. Pare de desperdiçar tempo e comece a se beneficiar da prática de meditação já comprovada pela ciência.

Para empreendedores, produtividade é necessária. Não importa se você é um aspirante a empreendedor ou um líder de sucesso na sua empresa, você pode se beneficiar de uma prática regular de meditação.

Mindfulness pode ajudá-lo a melhor sua concentração e atenção, reduzindo a sensação de fadiga e aumentando o seu bem estar em geral.

O que relatam alguns empreendedores famosos sobre burnout e como lidar com as tecnologias atuais de forma produtiva e saudável

Ser um empreendedor pode ser frenético e estressante, principalmente quando cada vez mais precisam estar conectados 24×7.

Richard Branson é fundador do Grupo Virgin, que hoje atende mais de 60 milhões de clientes, fatura 64 bilhões de dólares, emprega mais de 71.000 funcionários em 35 países. Richard diz que existem maneiras para lidar com este estilo de vida e ajudam a manter o equilíbrio – “Mindfulness é uma maneira que muitos empreendedores escolhem para combater a carga gerada por emails que não param nunca, longas horas de trabalho e outros aspectos da nossa cultura acelerada de negócios.”

Arianna Huffington, nascida Ariánna Stassinópulos, é uma colunista, autora e escritora greco-estadunidense. É mais conhecida como cofundadora do site de notícias The Huffington Post. Ela afirma: “ A prática de mindfulness me dá uma vantagem competitiva”.

As novas tecnologias transformaram a maneira como fazemos negócios e a forma que o nosso dia de trabalho está organizado. Os smartphones nos facilitam a comunicação, mas também tornam muito mais tênue a linha que separa a vida pessoal da profissional. O burnout é uma ameaça real para muitos trabalhadores ao redor do mundo – no Huffington Post, foram introduzidos alimentos saudáveis e um programa de bem estar e que o treinamento em mindfulness ajudou o time a se tornar mais saudável e produtivo.

O truque para não entrar em burnout é definir claramente como a tecnologia complementa o seu negócio e estilo de trabalho, ao invés de ser comandado pelos dispositivos e softwares. Mindfulness nos ajuda a perceber nossos impulsos e criar espaço para escolhas mais sábias.

Steve Jobs, fundador da Apple, relata a sua experiência com mindfulness: “Se você somente se sentar e observar, perceberá o quanto a sua mente é inquieta. Se você tentar acalmá-la, só irá piorar, mas com o tempo ela se aquieta e surge espaço para coisas mais sutis – isto é quando a sua intuição começa a aflorar e você passa a ver as coisas de forma mais clara e estar no momento presente. Você pode ver muito mais do que antes.”

Janice Marturano fundou o Institute for Mindful Leadership após deixar a General Mills, onde ela criou um programa de mindfulness extremamente popular na empresa. “Meditar é treinar as nossas mentes para estar mais focada, para ver com mais clareza, abrindo espaço para criatividade e se sentir mais conectada”. De acordo com pesquisas do Instituto, 80% dos participantes do treinamento relatam que a sua capacidade de tomar melhores decisões aumentou. Além da General Mills, um quarto das empresas americanas adotou a prática — incluindo Target, Apple, Nike, Procter & Gamble, The Huffington Post e AOL.

Bibliografia:

Why Science Says Meditation Might Help You Save Your Business, by Matthew Jones, Inc.com

Richard Branson: Why entrepreneurs should practice mindfulness, by Natalie Clarkson, virgin.com

How Steve Jobs Trained His Own Brain, by Geoffrey James, Inc.com

Mindfulness, Meditation, Wellness and Their Connection to Corporate America’s Bottom Line, by Ariana Huffington, huffingtonpost.com

 

Marina Neumann é engenheira eletrônica, trabalhou muitos anos no mundo corporativo como executiva em empresas de tecnologia. Hoje é Instrutora Certificada com diversas especializações em Mindfulness e afiliada ao Institute for Mindful Leadership. Empreendedora, fundo o Instituto Latino Americano de Mindfulness e Bem Estar. http://ilamb.co/