Muitas empreendedoras, na empolgação de iniciar um novo negócio ou implantar uma ideia m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.a, partem direto para a execução. Você̂ conhece alguém que fez isso?

Se você̂ partir direto para a execução sem um planejamento mínimo, pode acabar utilizando grande parte (ou todo) o seu precioso tempo e dinheiro para depois descobrir uma serie de surpresas e dificuldades ao longo do caminho que nem sonhava que poderiam surgir. Pior do que ver o seu tempo e dinheiro indo embora pela janela e escapando das suas mãos, as contas pra pagar chegando e as dividas se acumulando, é ter que lidar com sentimentos desconfortáveis como: frustração, mágoa, arrependimento, vergonha, humilhação, tristeza, confusão, solidão, entre tantos outros.

Importância do planejamento

Você já ouviu falar que, de 40 a 60% das empresas encerram as suas tarefas antes de completar 2 anos, e que a falta de planejamento é uma das principais causas para que isso aconteça?

Uma pesquisa do Sebrae-SP revelou que 27% dos empreendedores entrevistados não conseguem chegar ao primeiro ano de funcionamento e apenas 42% conseguem sobreviver aos cinco primeiros anos de atividade.

Talvez você já tenha ouvido falar disso, mas “não tem tempo pra planejar”, está sempre “na correria”, tem tanta coisa pra fazer…

Concordo com você. A vida está cada vez mais agitada. O mundo está cada vez mais complexo, imprevisível e caótico. E é por isso mesmo que planejar se torna um elemento indispensável e importantíssimo na sua vida de empreendedora.

Planejamento nada mais é que a preparação para você seguir um caminho com mais segurança e agilidade visando atingir um objetivo.

Sabe aquela clássica frase do filme Alice no País das Maravilhas? “ Se você não sabe onde vai, qualquer caminho serve?” Se você não tem um objetivo, e um plano de ação, existe uma grande chance de você não chegar em lugar nenhum!

É claro que você̂ deseja que dê tudo certo e quer obter retorno sobre o seu investimento. Um planejamento estruturado, ágil e dinâmico vai te ajudar a se sentir mais segura e confiante para seguir em frente diante dos imprevistos e dificuldades. E acredite: infelizmente (ou felizmente) eles vão surgir e podem ser muitos. E você̂ tem que estar preparada pra quando eles chegarem!

Se você sempre pensou que planejar é complicado e demorado, experimente fazer um teste simples. Execute uma atividade corriqueira, como fazer um bolo, sem planejamento nenhum. Se você começar a fazer o bolo e descobrir no meio do processo que faltou o ovo e a farinha,
vai acontecer o que? Ou você vai perder tempo pra ir comprar os ingredientes
(ou emprestar da vizinha, se ela for bem legal), ou então vai fazer alguns ajustes na receita e correr o risco de o bolo ficar ruim. Ok, ele pode até ficar gostoso, dependendo da sua experiência na cozinha, mas você corre um risco maior de não dar certo, ok? E, nesse caso, vai ter perdido tempo e dinheiro. Isso sem contar os sentimentos de raiva, frustração, ou até se sentir incapaz de fazer um bolo.

Quando eu reforço a importância de fazer um planejamento não me refiro a ficar meses trabalhando em um plano de ação, gerando centenas de páginas com listas de atividades que podem ficar obsoletas na semana seguinte. Um bom planejamento é como um mapa, que vai orientar o seu caminho para atingir suas metas e conquistar seus objetivos. Precisa ser simples, dinâmico e conectado os resultados que você pretende atingir.

Investimento de tempo

E se eu te contar que você precisa de somente 0,06% das horas úteis do seu ano para planejar?

Vamos fazer as contas.

Considere 52 semanas no ano, 8 horas de trabalho por dia ou 40 horas de trabalho por semana.

Se você dedicar:

24 horas (3 dias por ano) para o planejamento anual

16 horas (8 horas por semestre) para o planejamento semestral

24 horas (2 horas por mês) para o planejamento mensal

26 horas (30 minutos por semana) para o planejamento semanal

42 horas (10 minutos por dia) para o planejamento diário

 

… vai ter investido 132 horas de planejamento no ano.

Se dividirmos 132 por 2.080 horas de trabalho, você vai ter investido apenas 0,06% do seu tempo.

 

Quer fazer um bom investimento? Invista na sua educação. Aprenda a planejar.

Eu ministro workshops de Planejamento voltado para empreendedoras que procuram independência, tempo livre, autoconfiança, mais segurança e confiança para tomar decisões.

O Workshop de planejamento anual tem 8 horas de duração e utiliza planilhas e modelos padrão, como o calendário anual, a agenda ideal e uma calculadora do tempo, para que você aprenda de uma forma prática e rápida como se organizar e ser mais produtiva.

 

Por somente R$ 500,00 você pode economizar alguns milhares de reais em tempo e dinheiro.

 

Para saber mais sobre os Workshops é só acessar o meu site www.adelaidegiacomazzi.com.br ou fazer a inscrição pelo link http://bit.ly/planeja18

Adelaide Giacomazzi
Cel: (11) 99881-0330
Imagem: Kaboompics