Se você está iniciando a vida de empreendedora ou já está nessa caminhada faz tempo, sabe que nem tudo são flores, amores e alegrias. As dificuldades batem na porta todo dia, os imprevistos acontecem com mais frequência do que esperamos e o fato de vestir a capa de mulher maravilha todo dia ao acordar não é garantia nenhuma de sucesso.

Na correria do dia-a-dia, tentando conciliar vida pessoal e profissional e “dar conta” das inúmeras atividades e compromissos, você corre um grande risco de esquecer do que realmente importa, do que é mais importante e significativo para o sucesso do seu empreendimento.

Estou falando do cliente. Do seu cliente. Do seu relacionamento com ele.

Você já parou pra pensar quanto tempo do seu dia você dedica para dar a atenção que o seu cliente precisa e merece ter?

Responda rápido:

– Quantos clientes ativos você tem atualmente?

– Você tem algum cliente que está esperando por uma resposta sua?

– Você tem alguma entrega pendente ou fora do prazo?

– Você avalia com frequência se os seus clientes estão satisfeitos?

– A sua lista de clientes está atualizada e você encontra ela rápido?

Você conhece a Zappos? É uma empresa americana líder em vendas on-line de calçados. A história da empresa e do seu CEO, Tony Hsieh é contada no livro Satisfação Garantida. Para garantir a sua sobrevivência, eles decidiram fazer do atendimento ao cliente o FOCO da empresa. A estratégia de marketing e divulgação é realizar um excelente atendimento, surpreender os clientes e dar total atenção para resolver os seus problemas. Por exemplo, eles oferecem frete grátis de ida e volta, e os produtos comprados podem ser devolvidos em até 365 dias caso o cliente não fique satisfeito.

Conheça mais sobre o livro Satisfação garantida no meu blog, clicando aqui.

Não importa se você é autônoma ou empresária, trabalha sozinha ou tem funcionários, vende produtos ou serviços, usa a internet ou tem uma loja física. O que realmente importa é você ouvir o seu cliente, cuidar dele com carinho e atenção.

E como você pode fazer isso?

Inclua na sua agenda diária uma palavrinha bem simples: CONTAR.

 

Contar o que?

Em primeiro lugar, contar números:

– Quantos clientes você tem atualmente?

– Quantos clientes você quer ter (em um mês, em um ano)?

– Você tem tempo e recursos suficientes para atender todos os clientes que quer ter no futuro? Vai conseguir dar atenção para todos eles?

Em segundo lugar, contar histórias.

Você já contou para seus clientes:

– como produz seus produtos ou prepara seus serviços com carinho e amor?

– como eles (os clientes) são importantes pra você?

– como é o processo de produção dos seus produtos ou de preparação dos seus serviços?

– que acabou de lançar um novo produto ou serviço?

– quais são as promoções do dia, semana ou mês?

Mais importante do que contar é praticar.

Quero te convidar a fazer um exercício bem simples:

1o Faça uma lista de 5 a 10 clientes (pode incluir clientes que só compraram uma vez, aqueles que compraram algumas vezes, ou aqueles que compram sempre)

2o Entre em contato com cada um deles, de forma personalizada (pode ser Whatsapp, e-mail, telefone… fica a seu critério)

3o Conte uma história para ele

4o Agradeça a atenção, ofereça um mimo ou um desconto e coloque-se à disposição.

Crie o hábito de cuidar do seu cliente com carinho e atenção, e quando você menos perceber, vai estar contando muitos resultados e histórias inesquecíveis.

Conta pra mim? Adelaide@learningcoach.com.br

Vou adorar se você me enviar um e-mail contando sobre a sua experiência, e principalmente, sobre os resultados. Quem sabe a sua história não vira um case no livro que eu estou escrevendo e pode servir de inspiração para outras mulheres empreendedoras.

Adelaide Giacomazzi
Cel: (11) 99881-0330
Imagem: Pixabay