Você tem uma empresa e vende para outras empresas? Portanto seu público-alvo é B2B (business to business)! E como você faz para definir esse público e encontrá-lo? Seguem aqui 4 dicas práticas.

  1. Mapear a sua base de clientes

Olhar para dentro da empresa pode trazer respostas às perguntas que eu estou atrás. Se você já tem uma operação em andamento vá atrás dos clientes e faça uma análise deles! Se você ainda não tem operação e está montando sua empresa vá atrás dos concorrentes. Se pergunte:

– Quais tipos de empresas trazem a maior receita?

– Quais empresas apresentam a maior chance de fechar uma venda?

– Quais empresas realizam compras recorrentes?

2. Segmento da empresa

Saber identificar os segmentos da empresa que eu quero como o meu público-alvo é um grande diferencial. Qual a solução (de produto ou serviço) eu ofereço e qual o segmento de empresa poderá se beneficiar mais dela? Não adianta eu vender areia no deserto, certo? Preciso oferecer uma solução para um problema enfrentado por um segmento específico, não é verdade?

3. Porte da empresa

O processo de venda para outra empresa é um processo um pouco mais demorado e complexo que um processo de venda para uma pessoa física. O porte da empresa tem relação direta com o faturamento da empresa e com o número de funcionários dela. Sendo assim, preciso pensar como a empresa pensaria:

  • Quantas pessoas precisam utilizar o seu serviço para justificar a sua venda?
  • Quantas pessoas estão envolvidas no processo de compra?
  • Quem é o decisor da compra?
  • Para quem eu preciso apresentar o meu produto dentro da empresa? 

4. Localização

A localização pode ser um dado super importante dentro da minha venda. Tenho condições de oferecer meu produto ou serviço para empresas fora da cidade, estado ou país onde estou localizado? Qual o valor que deveria ser acrescido a minha venda para que eu consiga sair da minha localidade?

Para qual localidade minha empresa poderá vender mais, tem alguma região específica que necessite mais de seu produto/serviço?

Você tem mais alguma dica para definição de público-alvo B2B? Compartilhe conosco.

Nara Duarte Pinski
Empreendedora, Fundadora da CIA. Empreendedora e Consultora na PB Consultoria Digital
Instagram: @ciaempreendedora @pb_consultoriadigital