Quem já estudou Teoria Geral da Administração ou fez algum curso de Marketing já deve ter ouvido muito falar dos 4 Ps do Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Hoje em dia, com o marketing digital, esses pilares básicos precisam ser ajustados. Vamos conferir os 6 Pilares do Marketing Digital? 

1. Dados 

Já vimos no texto Público-alvo, Persona ou Avatar como encontrar o público-alvo do seu negócio, correto? Sabendo quem é esse público, temos que medir onde, como e o qual é o comportamento desse público. Monitorar e saber ler os números fornecidos seja pelo Google Analytics, pela sua Fanpage do Facebook ou pelo Instagram é muito importante!!!
 
Você já instalou o Google Analytics em seu site? É de graça e super fácil! Os relatórios são em tempo real e qualquer pessoa consegue interpretar boa parte dos números ali mostrados.
 
Você já sabe verificar os números de sua Fanpage e de seu Instagram Comercial? Procure saber (vamos escrever mais sobre isso, fique tranquila)!

2. Mobile

 
No Brasil, mais de 57% da população a partir de 10 anos já tem acesso a internet. E, segundo o IBGE mais de 90% dos domicílios acessam a internet pelo celular.
 
Não podemos desconsiderar esse dados, não é? Não há muito o que se dizer, mas sim que existe um mundo de inteiro que pode ser explorado pelo celular e a sua empresa não pode ficar fora dessa!
 
Seja através do site responsivo (mobile friendly ou que tenha acesso fácil e gostoso pelo celular), seja através de aplicativos, mídias sociais ou o bom whatsapp, a sua empresa precisa prestar atenção ao celular e utilizar bem os recursos oferecidos!

3. Conteúdo

 
Falar em marketing sem falar em conteúdo não dá mais! Hoje os consumidores compram pelo relacionamento com a marca, pela interação, pelo sentimento. Sendo assim, se a sua marca não interage, não fornece conteúdo, não engaja e não chama a atenção para a empresa através de conteúdo você está fazendo algo errado.
 
Por falar em conteúdo vamos ter um #EncontrodaCIA específico sobre isso. Clique aqui e descubra tudo o que a Palestrante Carol Terra irá falar sobre Gestão de Conteúdo em Mídias Sociais no dia 09/08 e se inscreva! 

4. Indexação

 
Palavra esquisita quando falamos em marketing, não é?
 
Pois é! Esse pilar de marketing digital está aqui para nos dizer que se a sua marca não aparece nos primeiros resultados de busca do Google você não tem feito um bom trabalho!
 
Você precisa saber um pouquinho de SEO (calma de novo que também vamos falar disso mais para frente) e saber posicionar o seu site para chegar nos primeiros resultados.
 
Por outro lado, a indexação está sendo cada vez mais feita pelo conteúdo produzido (leia o item acima) e menos por palavras-chave. E o engajamento e a interação do público com a marca também contam muitos pontos relevantes aqui.
 
Conteúdo + engajamento + ótimo SEO = indexação top!

5. Design

 
A palavra importante aqui é SURPREENDER! Surpreender o consumidor através do design, chamar a atenção para a sua empresa dentre das milhões de imagens e conteúdos que as pessoas hoje passam os olhos através do celular!
 
Extrapola o papel do profissional de designer e do diretor de arte. Em marketing digital é preciso ter sensibilidade, conhecer o público que queremos atingir, cativar e ter empatia através do app, da imagem, da mídia, do site, e de tudo o que está relacionado a sua marca e que chega ao seu consumidor através da telinha dele.
 

6. Redes Sociais

 
Não podemos falar em marketing digital sem falar em mídias sociais, claro né?
 
A interação entre as marcas e consumidores se dará de mil maneiras através das mídias sociais! Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Linkedin, Snap, e diversas outras te trazem muitas possibilidades de interagir com o consumidor. E você PRECISA prestar atenção nisso!
 
 
Ficou nervosa? Não fique! Temos sim muitas coisas a aprender o tempo todo! Mas chegamos lá! Acompanhe a CIA. Empreendedora em todos os nossos canais que te ajudamos a entender tudo de marketing digital de uma maneira simples e gostosa!

Nara Duarte Pinski
Empreendedora, Fundadora da CIA. Empreendedora e Consultora na PB Consultoria Digital
Instagram: @ciaempreendedora @pb_consultoriadigital

Imagem: Pixabay