Seguindo minha caminhada pelo universo empreendedor com a visão de uma consultora de organização tenho reparado que pequenos empreendedores e proprietários de estabelecimentos comerciais de diversos segmentos enfrentam grandes desafios quando o assunto é organização tanto de seus produtos expostos e no estoque, como na gestão de suas rotinas administrativas e de departamento pessoal.

A organização é o ponto chave para resolver estes desafios, pois ela permite uma gestão eficiente que integra todos as áreas do seu negócio, te capacita a enxerga-lo sobre todos os aspectos e apontar para qual caminho ele está indo. Além de te oferecer benefícios que visam aumentar sua lucratividade, reduzir custos, evitar os desperdícios de mercadoria, melhorando o aproveitamento do tempo e dos recursos necessários para manter seu negócio ativo.

Gerir e planejar seu negócio pelos alicerces de uma rotina estruturada e organizada é um fator crucial para o sucesso dele, pois isso oferece ao dono do negócio a oportunidade de enxergar melhorias que podem ser aplicadas para alavancar suas vendas, ao invés de deixa-lo no foco para apagar um incêndio.

Pensando nisso resolvi abordar 5 pontos importantes que gira em torno da Organização para lojas e estabelecimentos comerciais, a ideia é provocar uma autoavaliação sobre os caminhos e os formatos adotados.

EXPERIÊNCIA MULTISSENSORIAL

Você já teve a sensação de entrar em um local qualquer e se sentir incomodado, e por mais que precise comprar algo, você prefere dar uma olhada em outros locais, ou pelo contrário, entrou, amou e comprou mais do que precisava levar? Eu já tive esta sensação milhares de vezes e acredito que você também! Agora, você sabe dizer porque isso acontece?

Pode acreditar, tudo isso depende de alguns fatores, mas o principal deles é a organização.

Quando um cliente entra em um estabelecimento ele não quer comprar um produto, ele quer viver a experiência de compra inesquecível. E para que isso aconteça é fundamental que todos os sentidos do consumidor sejam aguçados através de uma experiência multissensorial, ou seja, o uso de um perfume ambiente e de uma música agradável, as cores da parede, um atendimento com cortesia, o ato de oferecer alguma bebida ou até um doce para saborear, tudo deve ser pensado nos mínimos detalhes para o cliente vivenciar o que a marca quer refletir.

Com estes pequenos cuidados você já está oferecendo uma experiência de compra diferenciada, tornando o ambiente muito mais agradável, para seu cliente e para seus colaboradores.

Mas além disso é preciso:

CAUSAR BOA PRIMEIRA IMPRESSÃO

Se a vitrine ou fachada é o cartão de visitas, a organização visual é fundamental. A vitrine e/ou fachada é a sua maior aliada na hora de causar boa impressão nos seus clientes. 

Por isso é preciso se atentar na iluminação para criar um espaço amistoso e agradável, com luzes focadas onde deseja destacar, podendo ousar em luzes diferentes como neons e abajures para criar iluminações de fundo, sempre com a intenção de potencializar o conceito da marca que deseja transmitir ao público.

AMBIENTE CONFORTÁVEL

Sem os seus clientes, o seu negócio não sobrevive. Agora, não se pode esquecer de outro elemento fundamental para o seu sucesso: a sua equipe de trabalho.

Colaboradores satisfeitos e bem-dispostos garantem melhor ambiente e, claro, mais vendas.

Um ambiente organizado, no qual os vendedores sabem exatamente onde se encontram cada produto em seu estoque é sinônimo de um atendimento eficiente e de qualidade.

Portanto, não deixe de investir em estantes, araras, gavetões que te auxiliem a manter tudo organizado e sempre à mão para facilitar a rotina de organização dos produtos em seu estabelecimento comercial.

O fácil acesso à visualização em sua área de exposição também faz toda diferença, viabilizando a compra de itens não planejados pelo consumidor. Por exemplo, em uma loja de roupas femininas disponha as peças por tipos (calças, saias, blusas) e depois organize por cor. Isso facilita na escolha e agrada a qualquer tipo de cliente. E, mesmo que você tenha espaço, não deixe uma quantidade muito grande de peças expostas. O ideal é colocar somente algumas peças de cada modelo, pois uma loja entulhada de produtos sufoca e quem entra sente logo vontade de sair.

GESTÃO EFICIENTE

Hoje em dia, todo estabelecimento comercial conta com um sistema informatizado para o controle de entrada e saída de peças do estoque e valores no caixa.

No entanto, de nada adianta essa tecnologia se não há cuidado em manter este sistema devidamente atualizado e que reflita exatamente o que tem no estoque e na área de exposição. A separação e categorização dos seus produtos devem seguir as mesmas regras do sistema.

Por isso é fundamental ter as regras do estabelecimento bem definidas e reunidas em manuais com os detalhes da operação para que seus colaboradores possam acessar sempre que houver dúvidas a fim de evitar erros que possam te causar prejuízos.

Uma outra preocupação é manter a loja impecável, limpa, sem lâmpadas queimadas, ar condicionado em perfeitas condições de temperatura, entre outros. Um controle de manutenção eficiente te ajuda nesta questão e evitar transtornos.

FIDELIZAÇÃO

Um local bem organizado, limpo e sem problemas visuais, com os produtos bem expostos e separados e uma equipe preparada e satisfeita com o seu espaço de trabalho é garantia de clientes felizes.

O resultado disso? Fidelização! Afinal, não há propaganda melhor que uma boa experiência de compra.

Percebeu que a organização está presente em todas as ações? Por isso ela é o fator principal para que seu estabelecimento comercial seja ou se torne um sucesso.

Caso precise de ajuda para organizar seu negócio, sou Paula Imparato, Consultora em Organização especializada em gestão de negócios da Bela Ordem e estou à sua disposição para te ajudar.

Telefone/Whatsapp: (11) 98402-9396

E-mail: paulaimparato@belaordem.com.br

Instagram: @belaordem