Eu trabalho em casa há muitos anos e confesso que com as mudanças dos últimos dias não tem sido fácil manter a produtividade. Primeiro vieram os meninos, barulhentos e com seus eletrônicos e aulas online todos os dias e depois veio o marido que passa o dia em call andando pelo casa. E agora, para completar e trazer alegria a nossa família, adotamos um cachorro, assim os meninos tem atividades em casa…

Mas fazer o que? Temos que nos adaptar e usar a criatividade pois a nossa empresa não pode ficar parada e nem ser deixada de lado! Aqui vão algumas dicas que podem contribuir para que o teu Home Office seja um pouco mais organizado e produtivo!

  1. Seja generosa com você mesmo

Levar um tempo para se adaptar é mais do que normal, tenha paciência, não tente mudar tudo da noite para o dia. Você precisa organizar um período para fazer atividades que te façam sentir prazer, que te deixem orgulhosa e você ainda precisa reconhecer seus limites, não esqueça disso.

2. Divida responsabilidades

Estão todos cansados de estarem em casa, marido também está trabalhando, crianças estão estudando em um período ou querem jogar no iPad o tempo todo? Pois é, explique que o trabalho precisa ser feito em equipe e defina tarefas que cada um possa (dependendo da idade) e consiga fazer com o tempo que tem. Ver todos trabalhando vai dar uma sensação de que você não está sozinha nessa. E assim sobrará mais tempo para seu trabalho.

3. Mantenha uma rotina

Apesar de tudo o que está acontecendo a roupa precisa ir para a máquina, a comida precisa estar na mesa e o trabalho da empresa não pode parar. Então a palavra certa é: ORGANIZAÇÃO! O dia continua com 24 horas e precisamos dormir! Se começarmos a arrumar a casa e fazer comida o trabalho será deixado de lado e quem perderá é a empresa e consequentemente você. Tanto o seu bolso quanto sua sanidade mental podem sair prejudicados nessa. Delimite seu horário de trabalho e mostre para todos que aquele momento você não pode ser interrompida.

4. Arrume o seu canto no Home Office

Ter o seu cantinho com suas coisas organizadas nos poupa muito tempo. O santuário do trabalho precisa ser respeitado por todos, inclusive pelas crianças, mesmo que ele fique no meio da sala. Tenha todas as coisas no mesmo local assim você não precisa sair correndo atrás de nada quando precisar. E o mantenha organizado, isso dá uma sensação gostosa ao começar alguma tarefa.

5. Planeje o dia seguinte

Revise as tarefas do dia seguinte, assim você já conseguirá priorizar o que é mais importante. Quantifique o tempo que levará para cumprir cada tarefa e organize por prioridade. Coloque as mais urgentes e importantes no seu período de maior produtividade e não procrastine nenhuma delas pois você não poderá passa-las para ninguém no dia seguinte.

6. Aproveite para estudar

Se você conseguiu se organizar de uma maneira incrível e sobrou um tempinho, aproveite para estudar! Com essa pandemia toda há milhões de cursos online e gratuitos em todas as áreas de atuação. O mundo não será mais o mesmo e você precisa se atualizar sempre! Leia livros, visite sites, ligue para pessoas que possam te ajudar, estude e se aprimore, aproveite!

Tem mais alguma dica de produtividade? Seja no Home Office ou não? Nos escreve: nara@ciaempreendera.com.br

Nara Duarte Pinski

Empreendedora e Fundadora da CIA. Empreendedora
Instagram: @ciaempreendedora
Facebook: /ciaempreendedora