Apesar de todas as oportunidades do mundo dos negócios, estamos constantemente sujeitos a imprevistos e transformações. Entretanto, em tempos de Coronavírus isso nunca esteve tão presente. Apesar de tudo, credito que crescemos e nos transformando fazendo das dificuldades uma nova oportunidade.

Eu já estava acostumada a fazer home office mas confesso que recentemente inaugurei um coworking na sala de jantar da minha casa para abrigar 3 novos colegas: meu marido, meu filho e minha filha. Novos tempos, novos costumes e por aqui estamos nos acostumando com a ideia de trabalharmos juntos.
Com tantos altos e baixos, achei que seria interessante dividir algumas dicas que estou usando e que podem ajudar nesse período turbulento:

1. Mantenha o otimismo

Quando as coisas estão difíceis, é importante ficar o mais positivo possível. Suas emoções afetam diretamente seu pensamento e isso pode te deixar literalmente fora do eixo. Então, lembre-se “pensamento positivo atrai pensamento positivo”.

2. Peça ajuda

Não tenha medo de pedir ajuda! Para isso, conte com a sua rede de apoio, seja ela emocional ou profissional.

3. Pense em todas as possíveis soluções

A maioria dos problemas tem mais de uma solução, e quanto mais exercitarmos as possibilidades, mais rápido nos as encontraremos.

4. Pare de se lamentar e controle as suas emoções

Este é o tipo de comportamento que não vai ajudar em absolutamente nada. Pelo contrário, quando nos lamentamos, ficamos focados apenas no lado negativo dos acontecimentos, não conseguimos pensar nas saídas e nas soluções para entender com clareza, como enfrentar os problemas de frente. Não permita que a instabilidade externa tire seu autocontrole. Por isso manter o controle emocional diante dos imprevistos e adversidades é fundamental para refazer as metas de forma assertiva, planejar diferentes cenários e tomar decisões racionais.

5. Crie oportunidades de negócios

Já parou para pensar que os problemas pelos quais você e sua empresa passam, outras empresas também podem passar? Nesta realidade, pode estar escondida uma grande oportunidade de negócio. Então, conecte-se ao maior número possível de empreendedores e troque experiências. Sendo assim, certamente alguém já passou ou está passando por uma situação similar e poderá contribuir com você.

6. Seja determinada

Para superar situações adversas, portanto, é necessário ser persistente e se empenhar muito. Ser resiliente também significa não se abalar pelas pressões e agir com determinação e eficácia no planejamento e execução do negócio.

Lembre-se sempre de que pensamento positivo atrai pensamento positivo! E você, está transformando sua dificuldade em oportunidade?

 

Marina Rothschild Baumel
Empreendedora e Fundadora da CIA. Empreendedora
Instagram: @ciaempreendedora
Facebook: /ciaempreendedora