Você tem uma conta de negócios no Instagram e sabe que por lá todo mundo usa a famosa hashtag. Mas afinal, para que serve e qual é a melhor forma de usá-la?

A hashtag é uma palavra-chave que as pessoas usam para filtrar e organizar um determinado tema nas redes sociais, e começa com o famoso símbolo de “jogo-da-velha”.

Como encontrar a hashtag certa para meu negócio?

Uma boa combinação de hashtags (#) ajuda a evidenciar sua marca para um público mais amplo e que pode se tornar um possível cliente. Os dois primeiros passos a seguir são:
A) Faça uma breve análise da sua concorrência e veja quais # ela está usando;
B) Pesquise as possíveis hashtags que estão relacionadas ao seu negócio.
Por exemplo, se você faz brigadeiros gourmets coloque lá no campo de busca do Instagram tudo que está relacionado ao seu produto (chocolate, cacau, brigadeiro, granulado e assim por diante). Vão aparecer inúmeras opções de hashtags das quais você irá precisar olhar uma a uma e ver quais são as mais relevantes para seu negócio. Fiz uma busca básica e as # que mais me chamaram a atenção foram: #brigadeiro #brigadeirogourmet #amochocolate #chocolatras #brigadeirobelga

Após o passo A e B, cruze as # e a partir daí monte a sua própria seleção.

Erros comuns

– Não use # muito genéricas ou as mais usadas do momento (ex: #love, #cute, #instamood, #instagood). Lembre-se, você está procurando seguidores qualificados, por isso usar # genéricas provavelmente te trarão apenas alguns likes a mais.

– Não use sempre as mesmas #. Por exemplo, se você trabalha com artigos de festas infantis, lembre-se de colocar também # relacionadas ao tema da festa.

– Não adicione as # depois que a foto for publicada. Costumo dizer que o momento que a gente posta a foto é o nosso momento de brilhar, é naquele momento que a sua foto estará em evidência! Ao publicar a sua foto com as # na hora, faz com que ela apareça no topo da página de buscar de imagens.

– Não use # muito grandes: isso porque ela não irá alcançar o resultado esperado uma vez que acaba restringindo a pesquisa.

– Não invente muitas #, isso porque as pessoas ainda não conhecem muito bem o seu negócio e vão acabar buscando sempre por # mais óbvias. Por exemplo: nós da CIA. Empreendedora quando postamos uma foto usamos algumas # além da hashtag #ciaempreendedora. Poderíamos criar várias outras # como: #parceirosdacia #empreendedorasdacia, #postdacia mas sabemos que dificilmente alguém fará uma busca tão específica nesse momento.

Dicas

– Analise sempre as # que a sua concorrêria está usando;

– Pesquise diariamente quais são as # mais usadas para determinado tipo de produto;

– Use sempre o buscador do Instagram para ver quais são as # mais usadas para o seu ramo de negócio;

– Crie palavra-chaves menores sempre pensando como seus clientes iriam buscar um produto ou um serviço oferecido pela sua empresa;

– Crie uma ou duas # com o nome do seu negócio e use em todas as suas publicações;

– O Instagram permite no máximo 30 # por publicações.

E ai, essas dicas foram úteis para você? Se você ainda tem alguma dúvida é só comentar aqui embaixo, se você gostou compartilhe para que esse texto ajude mais pessoas!

Marina R. Baumel
Empreendedora, Fundadora da CIA. Empreendedora e Consultora na PB Consultoria Digital
Instagram: @ciaempreendedora @pb_consultoriadigital