Um dos primeiros sinais de uma empresa saudável é o crescimento orgânico e sustentável. Mas exatamente o que quer dizer isso? 

Em nossas empresas precisamos ter um crescimento constante, mas nem sempre no mundo do empreendedorismo é isso o que acontece. É muito comum termos momentos de fartura, onde parecem que as vendas acontecem sem precisarmos fazer esforços e outros momentos de escassez, onde precisamos desesperadamente de vendas e elas não acontecem.

E para evitar que esses altos e baixos aconteçam, precisamos manter uma receita constante, cuidando do cliente em todos os momentos do relacionamento dele conosco. Chamamos de ciclo de vendas esse relacionamento que construímos com o cliente a longo prazo. Podemos dividir esse ciclo em três momentos e direcionar os nossos esforços de maneiras distintas;

  • Atração: esforço para atrair novos clientes e aumentar a nossa base de clientes
  • Conquista: esforço de conquista de novas oportunidades em clientes novos ou atuais
  • Fidelização: esforço de retenção de clientes, bloqueando a entrada da concorrência

O segredo é equilibrar os nossos esforços de atividades entre os clientes atuais, ao mesmo tempo em que conquistamos novas oportunidades e novos clientes, aumentando assim a participação no mercado e garantindo um crescimento sustentável.

É sobre como nutrir esse relacionamento com o cliente que falamos na Live em no dia 09/09! Perdeu?

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Gisele Tacchi
CEO – Sales 3S