Você como toda boa empreendedora já sabe da importância de gravar vídeos para as redes sociais apresentando o seu produto ou serviço, correto? Como muitas empreendedoras nos perguntam dicas de como gravar e técnicas para se soltar, vamos aqui dar algumas dicas. Gravem vídeos e nos contem como foi, ok?

Primeiro vamos falar da parte técnica:

  1. Limpe a lente: pode parecer besteira mas a lente do celular acumula muita sujeira e gordura e pode deixar a imagem distorcida.
  2. Áudio: preste atenção nesse item! Barulhos de pessoas conversando ao fundo ou o vento podem atrapalhar a gravação. Tome cuidado para não colocar a mão no microfone do telefone.
  3. Filme na vertical: a grande maioria dos vídeos serão assistidos do celular e a posição que a pessoa segura o telefone é sempre na vertical, se ela tiver que mudar o celular ela se sentirá incomodada e talvez deixe de assistir.
  4. Estabilidade da câmera: se possível compre um tripé (custa uns R$ 50 no Mercado Livre), assim seu telefone ficará estável e não irá fazer a pessoa que está assistindo ficar enjoada. Se não for possível, peça para outra pessoa gravar, segurando com as duas mãos e mantendo os cotovelos grudados ao corpo para gerar uma estabilidade maior.
  5. Enquadramento: ative a grade na câmera do seu celular para que você consiga fazer o enquadramento da imagem correta. Os quatro cantos do quadrado central são considerados bons lugares para colocar algo interessante, ou se você estiver gravando uma pessoa, posicione a cabeça dela sobre um destes pontos.
  6. Iluminação: use a luz a seu favor! Ao ar livre, por exemplo, tente encontrar uma posição onde o sol está iluminando uniformemente a cena que você deseja gravar. Se for dentro de alguma ambiente, busque a melhor iluminação e não tenha preguiça de fazer o teste em vários lugares diferentes.
  7. Bateria e memória: cheque antes de começar a gravar se você tem espaço suficiente na memória do celular e também se a bateria está completa. Já pensou arrumar tudo e faltar memória ou o celular desligar?
  8. Edição: não é necessário perder horas editando um vídeo, na maioria das vezes é necessário cortar o começo e o final do vídeo. Quando você já estiver mais expert procure aplicativos que fazem isso e veja qual você se adapta melhor.

Agora vamos para o conteúdo:

1. Defina um roteiro: Sobre o que você vai falar? Será um vídeo de vendas ou apresentação da marca? Muitas vezes você conhece bem o assunto que vai falar mas chega na hora e trava, não é? Então o pulo do gato é escrever antes o roteiro. Não, não estamos falando em escrever o texto e ler na frente do celular, por favor não caia nessa!

2. Coloque no papel:

  • Defina o que você quer mostrar no vídeo.
  • Escreva no papel todas as ideias que acha que são necessárias.
  • Coloque em ordem os pontos principais que você separou.
  • Escreva as informações principais em tópicos com letras bem grandes.
  • Coloque-os perto da câmera (atrás dela).
  • Siga o roteiro.

3. Você sabe que imagem pessoal você transmite? E qual a imagem que quer transmitir? Lembre-se que a pessoa que está assistindo o vídeo não te conhece! Lembre-se que as roupas, seu cabelo e a maquiagem também falam sobre você. Aqui vai um exercício:

  • Vá para frente do espelho e pense em diversas situações diárias.
  • Como você reagiria se alguém pisasse em seu pé?
  • E se você ganhasse uma festa surpresa?
  • Ou tivesse que esperar 2 horas para ser atendido pelo suporte da companhia telefônica?
  • Olhe seu rosto e perceba como ele muda.

4. Começando a treinar: vá para frente do espelho, cole o roteiro que você fez no item 2 e treine! Perceba como seu rosto muda. Você transmite autoridade no assunto? Demostra confiança? Está satisfeita com o resultado? Grave alguns vídeos assim e preste atenção no que poderia melhorar.

5. Preste atenção na sua voz: as pessoas conseguem entender o que você fala? Suas palavras estão claras o suficiente? Tente falar pausadamente com uma boa dicção, cuide da entonação (falar sempre no mesmo tom deixa o vídeo bem chatinho…)

6. Bora lá!!! Pratique, pratique de novo! Sei que você vai reclamar que não tem tempo, que precisa fazer mais mil coisas e tal, mas é a única maneira! Grave e apague, grave de novo, mostre para alguém, e aí: grave mais uma vez!!!

Curtiu?

 

Nara Duarte Pinski
Empreendedora e Fundadora da CIA. Empreendedora
Instagram: @ciaempreendedora