Escrever bem faz grande diferença no mundo dos negócios.

Além do domínio da língua portuguesa, não se deve economizar a importância de um amplo vocabulário para um texto bem organizado, com precisão gramatical, clareza, concisão e coerência.

A maturidade, a experiência profissional e o prazer em estudar os diferentes aspectos da Comunicação, têm me permitido observar com atenção o desenvolvimento de textos em geral, especialmente no mundo digital.

A velocidade para postar uma mensagem, seja nas mídias sociais ou num site, muitas vezes faz com que se ignore a correção gramatical. E por dar mais valor ao fator tempo do que à qualidade do que se quer comunicar, a mensagem fica perdida, sem destinatário nem sentido.

Responda honestamente (e apenas para si mesma):
  1. Você já enviou um texto no WhatsApp e, em seguida, percebeu que o “corretor do aplicativo” cometeu erros?
  2. Em meio à turbulência do seu dia a dia, respondeu tão rapidamente a um email que nem perdeu tempo em revisá-lo?
  3. Gostou tanto do assunto de um determinado Tweet que, na ansiedade de replicá-lo, sequer se preocupou com os erros gramaticais do autor?

Se você respondeu afirmativamente a qualquer dessas perguntas, sugiro que dê mais atenção ao que escreve ou reproduz, pois pode estar prestes a entrar para o grupo das pessoas que dão mais valor ao tempo do que à qualidade da sua Comunicação.

Um bom texto, mesmo no mundo digital, é fator primordial para empresas de qualquer porte e profissionais de todos os níveis hierárquicos. Quando bem escrito, torna-se um cartão de visitas e pode abrir muitas portas no empreendedorismo.

Antes de expressar num texto as suas ideias e pensamentos, sugiro que você dedique alguns minutos às seguintes reflexões:

  • Para quem eu quero comunicar isso?
  • Que tipo de linguagem devo utilizar?
  • Como adequar o vocabulário para alcançar o meu objetivo e ser entendido pelo receptor?
  • A mensagem deve ser curta e objetiva ou longa e profunda?

Em caso de dúvida, peça ajuda a um profissional, afinal, um bom texto faz toda a diferença! 

Tila Pinski
Jornalista
tilabrasil@gmail.com

 

 

 

Imagem principal: Pixabay