Sempre quando pensamos em gerir um negócio ou um projeto precisamos pensar em fazer um planejamento estratégico para definir os processos do dia a dia que te levarão a uma ação rumo à linha de chegada.

Por isso insisto em dizer que não há nada que façamos nessa vida com êxito e tranquilidade se não tivermos o hábito da organização para cumprir todos os passos necessários para isso. Independente do objetivo traçado, sem foco, determinação e organização não conseguimos cumprir as tarefas necessárias. O caminho pode ser curto ou longo, pode ter obstáculos ou não, mas sem planejamento iremos caminhar no escuro.

Quando falamos em processos gerenciais, falamos em ter descrito os atos que iremos fazer continuamente para planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos que precisamos usar em nosso cotidiano para atingir uma determinada meta.

Somente através de rotinas e processos bem estruturados é possível enxergar e prever os desafios e obstáculos que podemos encontrar no meio do caminho, e assim criar soluções antecipadas para resolver a questão, ou ainda, analisar se vale a pena continuar ou mudar a trajetória para evitar um risco maior.

Definir os processos do seu negócio permite que você faça uma análise das melhores alternativas para as tomadas de decisões que atendam às nossas necessidades cotidianas.

Uma boa gestão pautada em processos bem estruturados permite que seu negócio tenha um aumento significativo na produtividade e eficiência, pois há mais previsibilidade, o que minimiza erros e retrabalho e permite que se trabalhe mais rápido com menos perdas.

Também possibilita a redução de custos, pois te possibilita a ter um controle mais efetivo das tarefas, prazos, recursos financeiros, minimizando os desperdícios de tempo e dinheiro.

Além de aumentar a integração entre todos os envolvidos no negócio, já que a informação circula de forma mais eficiente, e as atividades são realizadas de forma integrada, onde todos os envolvidos tem clareza das atividades e responsabilidades, o que aumenta a responsabilização e o engajamento nas tarefas.

Um outro ponto crucial quando você utiliza a gestão de processos é a possibilidade de melhorar qualidade do produto/serviço prestado ao seu público alvo, pois todas as pontas do processo estão amarradas e fluem naturalmente e um produto/serviço melhor tem muito mais chance de ser comprado novamente. E consequentemente você garante um aumento de credibilidade da sua marca e fidelização e retenção dos seus clientes. Isso sem necessariamente demandar grandes investimentos.

Enfim, a gestão de processos é uma metodologia que te permite a maximizar a qualidade e a produtividade do seu negócio, seja na venda de produtos ou na entrega de um serviço, o importante é ter a cultura de gestão de processos e organização de tarefa para ter seu negócio em suas mãos com a visão macro analítica para tomar as decisões certas, no momento certo.

Caso precise entender melhor como aplicar essa metodologia em seu negócio, sou Paula Imparato, Consultora em Organização especializada em gestão de negócios e processos da Bela Ordem e estou à sua disposição para te ajudar.

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