Saber determinar exatamente para quem sua empresa vai vender – público-alvo – o produto ou serviço é um fator muito importante para o sucesso! E, conversando com diversas empreendedoras, aprendi que esse é um das primeiras questões que ela não sabe responder sobre a sua empresa!

A definição do público-alvo, também conhecido como persona ou mais modernamente avatar (para os Youtubers) é uma das chaves de sucesso da sua empresa. Agora você vai aprender porque precisa prestar atenção a isso!

O público-alvo não precisa ser estático, ao longo do tempo ele poderá variar, mas os gestores da empresa devem saber sempre a quem estão dirigindo as suas estratégias comerciais e de marketing. Só assim poderão alinhar as mensagens corretamente! Além disso, como a empresa irá desenvolver melhor seu produto/serviço sem conhecer a fundo o seu cliente? Impossível, não é?

Então vamos lá! O que eu preciso saber sobre o meu cliente? Tudo!!! Quanto mais você identificar detalhadamente o seu público-alvo mais assertivo o seu produto e a sua mensagem serão e consequentemente suas chances de vender aumentarão muito!

Dicas práticas

Quer algumas dicas para seguir? Essas são perguntas básicas que você deve fazer sobre o seu cliente, mas dependendo do negócio existem várias perguntas específicas e só você poderá descobrir!

  • Faixa etária?
  • Homem ou mulher?
  • Casada, solteira, divorciada, viúva?
  • Com filhos? De que idade?
  • Onde mora (Cidade/Estado)?
  • Qual é seu poder aquisitivo? A que classe social pertence?
  • Que lugares frequenta?
  • O que come?
  • O que lê?
  • Quais são seus hobbies?
  • O que assiste?

E agora? Sente, respire fundo e escreva tudo o que lhe vem a cabeça sobre o seu público-alvo. Não tem todas as informações? Pesquise, pergunte, observe e descubra!

A partir daí, a sua comunicação será assertiva, o seu produto poderá se adequar mais rapidamente ao seu público-alvo e seu objetivo final será atingido mais facilmente!

Gostou? Comente e me conte o que mais você tem dúvidas!

 

Nara Duarte Pinski
Empreendedora, Fundadora da CIA. Empreendedora e Consultora na PB Consultoria Digital
Instagram: @ciaempreendedora @pb_consultoriadigital

Imagem: Pixabay