Você se sente cansada depois de um dia cheio de reuniões no Zoom?

Sabia que já foi realizada uma pesquisa que descobriu o que se chama “Cansaço do Zoom”! E sabe quem são as pessoas mais atingidas por ele? Sim, você acertou! Nós, as mulheres!!!

Creio que ao parar e pensar você já imagina porque, não é verdade?

A Pesquisa

A Universidade de Stanford aplicou um questionário em 10 mil pessoas e o resultado foi o seguinte: 1 em cada 20 homens e 1 em cada 7 mulheres responderam estarem muito cansados ou exaustos após dias em frente a reuniões de vídeo. Impressionante!

A pesquisa mostrou que a atenção voltada a si mesmo através da tela da reunião faz com que as mulheres se sintam muito mais cansadas.

“A atenção focada em si mesmo se refere a uma maior consciência de como alguém se manifesta ou como aparece em uma conversa”, disse Jeffrey Hancock, professor de comunicação na Escola de Ciências Humanas, co-autor do estudo.

Nós mulheres temos a tendência de ficarmos nos olhando, vendo nossos pequenos defeitos, sejam olheiras, espinhas, rugas, maquiagem ou mesmo o cabelo. E isso, consequentemente, gera um cansaço adicional a essas reuniões!

Algumas características também chamaram atenção no estudo. Pessoas extrovertidas, mais velhas e menos ansiosas se mostraram menos cansadas quando comparadas com tímidas, mais jovens e ansiosas. 

E você, como se sente após diversas reuniões por vídeo em um mesmo dia?

Dicas úteis para reuniões no Zoom

Aqui vão algumas dicas para tentar amenizar o problema, já que eu acredito que essas reuniões no Zoom vieram para ficar:

  1. Tente manter um dia na semana sem reuniões com vídeo. Isso já vai dar uma pausa no cansaço.
  2. Se o vídeo não for necessário, desligue. Claro que isso não pode ser um motivo para você não prestar atenção na reunião, não é?
  3. Tente entender se seus colegas de empresa ou de profissão também se sentem cansados. Assim vocês podem tentar encontrar juntos uma solução.
  4. Ajuste o seu aplicativo para aparecer somente as outras pessoas da reunião, assim você não fica se vendo.
  5. Aperto o botão do “desligar” dentro da sua cabeça. Claro, eu sei que não é fácil, mas pense na quantidade de pessoas se sentem assim. 

 Então, se identificou ou pensou em alguém ao ler esse texto? Compartilhe e nos conte que dicas você tem para tentar evitar esse cansaço?

 

Nara Duarte Pinski
Empreendedora e Fundadora da CIA. Empreendedora
Linkedin